fbpx
Receita de Talharim Santa Terezinha com molho gorgonzola

Que o queijo gorgonzola é bastante apreciado na culinária do mundo todo, a gente já sabe, mas, o que muitos não sabem é que por trás dessa história há um romance.

Là em meados do século 10, em milão na Itália, na cidade de Gorgonzola existiam vacas leiteiras e já era comum fazer queijos. Num certo dia, um queijeiro estava tão apaixonado por uma bela gorgonzolense que ao correr atrás dela, se esqueceu de fazer o strachino (tipo de queijo italiano). Para que o patrão não percebesse, misturou o leite ordenhado na noite anterior com o da manhã seguinte, por fim as duas coalhadas, com temperaturas diferentes, provocaram bolhas de ar e formaram os fungos.

Por conta da sua característica com cheiro forte e sabor acentuado o queijo gorgonzola é amado para os que gostam e odiado para os que não gostam. Hoje é o terceiro queijo italiano mais consumido, depois do parmigiano e do grana padano.

O queijo que surgiu pelo amor junto com a massa que faz por amor torna-se um “casamento perfeito”. Hoje trouxemos uma receita de Talharim ao Molho Gorgonzola.

Vamos à receita Talharim com molho gorgonzola?

INGREDIENTES:

– 25g de manteiga com ou sem sal;

– 25g de farinha de trigo;

– 500ml de leite integral em temperatura ambiente;

– 100g de queijo gorgonzola;

– Sal a gosto

– 500g de macarrão talharim Santa Terezinha

 

MODO DE PREPARO:

Adicione em uma panela a manteiga e a farinha.

Em fogo baixo, mexa com um fouet ou espátula de silicone para não formar “grumos”.

Quando a mistura roux estiver levemente dourada, adicione o leite e mexa por 5 minutos ou até engrossar e ficar em uma consistência cremosa.

Desligue o fogo, adicione o queijo gorgonzola mexendo até que o queijo incorpore o molho e fique uniforme. Ajuste o sal.

 

Agora é só servir, Bom apetite!!! 

Carrinho

Back to Top