fbpx

Um verdadeiro clássico da culinária italiana, é perfeito para massas, pizzas e muito mais. Um bom molho de tomate é uma das primeiras coisas que qualquer cozinheiro deve aprender a fazer – é quase infinitamente útil e melhor do que qualquer versão pronta. De fato, Marcella Hazan escreve em Os fundamentos da culinária italiana clássica: “Nenhuma outra preparação é mais bem-sucedida em fornecer as prodigiosas satisfações da culinária italiana do que um molho com tomate executado com competência”.

Na Itália, somos levados a acreditar que o bom tomate dá no verão. Hazan recomenda o uso de “tomates frescos, naturalmente e totalmente maduros”, quando disponíveis, mas que, se não houver exemplos completamente satisfatórios, “é melhor use tomates italianos importados em lata”.

Para fazer um bom molho de tomate, um dos segredos é cozinhá-lo por um período muito curto ou deixá-lo borbulhar por, pelo menos, 40 minutos”, porque eles só começam a liberar seus sucos ácidos após cerca de 10 minutos, e estes levam pelo menos meia hora fervendo para evaporar.

Se você vai comer o molho imediatamente, vá em frente e coloque generosamente em sua massa – caso contrário, armazene em recipientes esterilizados e leve à geladeira ou congele até que esteja pronto para usar. E, com molho de tomate, é improvável que demore muito. Vamos à receita:

O molho de tomate perfeito

  • 800 g de tomates frescos e maduros
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 colher de chá de açúcar
  • Pitada de vinagre de vinho tinto
  • 3 hastes de manjericão fresco
  • Óleo extra-virgem, para servir (opcional)

Modo de preparo

Coloque os tomates em uma panela com água fervente e deixe por cerca de um minuto, até que as peles se partam. Levante e descasque e, em seguida, pique grosseiramente.

Aqueça o óleo em uma panela média em fogo médio-baixo e adicione a cebola picada. Suavize por cerca de cinco a sete minutos, até ficar translúcido, mas não colorido. Acrescente o alho e cozinhe por mais dois minutos.

Despeje os tomates e, se necessário, termine com uma colher de pau; em seguida, adicione o açúcar, o vinagre e os caules do manjericão, reservando as folhas. Tempere levemente.

Deixe ferver, depois abaixe o fogo e cozinhe por 45 minutos, mexendo ocasionalmente, até engrossar.

Teste o tempero, adicione as folhas de manjericão, rasgadas e regue com um pouco de azeite extra virgem, se quiser antes de servir. Bom apetite!

Carrinho

Back to Top