É marcante (e saboroso!) como a riqueza cultural da Itália se reflete em sua gastronomia. Um pouquinho de história: antes da unificação italiana em um único país, a região que hoje é conhecida como o “país da bota” era um conjunto de pequenos estados com identidades muito diferentes.

É justamente dessa diferença que vem a riqueza. Lazio, Campanha e Gênova são exemplos dessas variações, em que temos desde os embutidos até os famosos gelattos como carro-chefe.

Mas, nesse post, nós vamos mais ao sul da bota: Sicília. Como principal ilha do Mar Mediterrâneo, essa região tem em sua identidade gastronômica o apreço por ingredientes frescos, desde as massas e os frutos do mar até o uso de temperos marcantes como açafrão e nós-moscada.

Um ótimo exemplo da culinária típica siciliana é o Talharim com Sardinha, uma receita que, bem ao gosto local, dispensa os molhos envolventes e aposta na combinação do melhor azeite com especiarias para um sabor bem mediterrâneo.

Pronto para servir o sabor da Sicília na sua mesa? Veja como preparar o Talharim com Sardinha.

INGREDIENTES
1/2 pacote de Talharim Santa Terezinha
4 filés de anchova
5 filés de sardinha
1 copo de funcho
1/2 colher de sopa de semente de funcho
1/2 copo de uvas passas douradas
1 copo de cebola
Sal a gosto
Pimenta preta a gosto
1 pitada de açafrão
4 1/2 colheres de azeite extra virgem
1/4 copo de pinólis
8 colheres de sopa de Farinha Panko
1/2 copo de vinho branco

MODO DE PREPARO
1. Em uma panela pequena, aqueça o vinho com as passas e o açafrão. Reserve.
2. Aqueça 1 1/2 colher de azeite em fogo médio, e então refogue rapidamente a semente de funcho até que comece a soltar o aroma (por volta de 20 segundos). Adicione a farinha Panko e mexa até ficar ligeiramente tostada. Tempere com sal e pimenta preta e reserve.
3. Em uma panela com água quente com sal, ferve metade das sementes de funcho e reserve a outra metade.
4. Em uma panela grande, aqueça o restante do azeite e refogue a cebola com o funcho até que fiquem macios. Adicione as anchovas e mexa bem.
5. Acrescente o vinho com passas e refogue até que vinho esteja quase completamente evaporado.
6. Acrescente a sardinha e os pinólis e mexa por mais dois minutos.
7. Transfira o Talharim Santa Terezinha cozido al dente para a panela junto com 1/4 de copo de água do cozimento da massa. Mexa em fogo médio até que o líquido tenha evaporado.
8. Salteie com azeite de oliva (sem timidez!), semente de funcho, sal e pimenta, 1/2 de farinha Panko e mexa um pouco mais. Se ressacar demais, adicione água do cozimento da massa aos poucos até acertar o ponto ideal.

Agora é só servir e se deliciar!

Carrinho

Back to Top